VK

A rede social mais popular da Rússia traz de volta as comunidades e conteúdos multimídia

VK é o app oficial para Windows Phone da rede social VKontakte, ou simplesmente VK. Saiba o que os seus amigos estão publicando na rede, atualize seu perfil com novidades, fotos e vídeos, participe de comunidades, ou ainda veja e ouça vídeos e músicas dos mais diversos artistas. Ler descrição completa

PRÓS

  • Fácil de usar
  • Ouvir e compartilhar músicas no próprio app
  • Comunidades estilo Orkut

CONTRAS

  • Ainda não disponível em português
  • Maioria do conteúdo em russo

Muito bom
8

VK é o app oficial para Windows Phone da rede social VKontakte, ou simplesmente VK. Saiba o que os seus amigos estão publicando na rede, atualize seu perfil com novidades, fotos e vídeos, participe de comunidades, ou ainda veja e ouça vídeos e músicas dos mais diversos artistas.

Para os órfãos do Orkut e MySpace

O VK é uma rede social criada na Rússia e que ganhou destaque no Brasil depois do anúncio do fechamento do Orkut. A maior semelhança entre as redes é a presença das comunidades - que, convenhamos, não funcionam da mesma maneira no Facebook.

Além das comunidades, outra característica forte do VK, inclusive no app, é o volume de conteúdo multimídia. Vídeos podem ser buscados e vistos no próprio aplicativo. E as músicas são um dos carros fortes da rede. É possível buscar, ouvir e até compartilhar músicas pelo sistema de mensagens do VK, o que lembra e expande os recursos de música do MySpace, lembra?

Todos os principais recursos da rede podem ser acessados no app: buscar e incluir amigos e comunidades, enviar mensagens, fotos e vídeos, ouvir músicas e ver vídeos.

Funcionamento impecável, mas conteúdos em russo

O funcionamento e uso do VK não tem segredos, mas durante o teste o app ainda não estava disponível em português, o que deve mudar em breve. O próprio rodapé do site destaca o idioma na data da publicação desta página. A navegação é bem similar aos programas nativos do Windows Phone, diferente de outros apps de redes sociais. Você pode, por exemplo, fixar conversas, comunidades e páginas na tela inicial do celular.

Outro elemento que não ajuda na experiência de uso é a baixo índice de conteúdo em português. O russo domina as comunidades e páginas, mas esse não é uma característica do app e sim do próprio serviço.

Para fugir do Facebook

O VK tem um público muito claro atualmente, quem tem amigos ou parentes na Rússia, pessoas que querem aprender russo, aficionados por conteúdo multimídia - sem se importar se está disponível de maneira legal ou ilegal -, ou aqueles que querem participar de uma rede social mas não querem entrar para o Facebook. Se você se encaixa em um desses perfis, o VK é a escolha certa.

O Softonic fez uma análise da rede social VK para você conhecê-la mais a fundo.